A Naomi Milgrom Foundation anunciou a escolha de Tadao Ando para projetar o MPavilion 10, no Queen Victoria Gardens, em Melbourne. Este será o primeiro projeto de Ando na Austrália. Em sua 10ª edição, o MPavilion garante total liberdade aos designers para elaborar suas propostas e concretizar suas visões. Os detalhes do projeto de Tadao Ando serão divulgados em maio e o pavilhão está programado para abrir ao público em 16 de novembro de 2023.
Tadao Ando, arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, é conhecido por seu uso preciso e equilibrado de formas geométricas que manipulam a luz natural, a integração de edifícios na natureza e o uso seguro de concreto aparente. Entre suas muitas obras notáveis estão a Igreja da Luz (1989; Osaka, Japão), Pulitzer Arts Foundation (2001; St. Louis, EUA) e Bourse de Commerce—Pinault Collection (2020; Paris, França). Com este projeto, Tadao Ando se junta a uma lista de arquitetos ilustres, incluindo Rem Koolhaas e Bijoy Jain do Studio Mumbai, que exibiram seus projetos no Queen Victoria Gardens.
O MPavilion serve como um laboratório cultural onde os visitantes e a comunidade podem se reunir para experimentar e interagir com as principais figuras do design. A inauguração do pavilhão faz parte de um festival de cinco meses de programas públicos gratuitos que incluem palestra, apresentações musicais e oficinas para crianças. Os temas de 2023 serão informados pelos conceitos e trabalhos de Tadao Ando. A programação e os detalhes dos temas serão divulgados nos próximos meses.
O projeto do MPavilion começou com o desejo de encontrar uma cena de eternidade dentro dos jardins públicos do Queen Victoria Gardens, em Melbourne. Eterno, não no material ou na estrutura, mas na memória de uma paisagem que continuará viva no coração das pessoas. - Tadao Ando
O MPavilion, uma iniciativa anual da Naomi Milgrom Foundation, representa um dos mais importantes eventos anuais de arquitetura da Austrália. A última edição, MPavilion 9, foi projetado pelo escritório de arquitetura e design de Bangkok all(zone) e está atualmente aberta ao público até 6 de abril de 2023. As edições anteriores apresentaram projetos de Glenn Murcutt em 2019, Carme Pinós em 2018, e Rem Koolhaas & David Gianotten do OMA em 2017.